Minha História

Conheça a minha trajetória

Me chamo Marcelle, sou médica, formada em 2018. Realizei residência médica em clínica medica pelo Hospital Alberto Calvalcanti da Rede Fhemig e residência de Geriatria pelo Hospital Odilon Behrens. Trabalho com atendimento domiciliar e consultório particular. Atualmente, sigo realizando pós graduação em Cuidados Paliativos pelo Einstein e fellowship em Psicogeriatria pelo Hospital das Clínicas/UFMG. Geriatria sempre foi uma área a qual tenho grande admiração.

Tenho como objetivo principal garantir a pessoa idosa um envelhecimento ativo e saudável, visando prevenção de complicações, manutenção de independência e autonomia funcional do indivíduo. Além de auxiliar na reabilitação do idoso, bem como fazer uma inter-relação entre os especialistas que o paciente necessite. Com uma avaliação ampla abrangente, incluindo não apenas questões clinicas relacionadas as doenças, mas também os aspectos sociais, psicológicos e cognitivos de cada indivíduo, podemos juntos definir um melhor plano de cuidados, pois cada indivíduo é único.

Busco também ajudar pacientes em cuidados de fim de vida acometidos por doenças incuráveis, mais frágeis e em fase avançada, fornecendo ao paciente e sua família toda a assistência necessária e garantindo a melhor qualidade de vida possível aos idosos até o momento final de suas vidas.

Valorizar o trabalho em equipe fez parte da minha formação. Um time transdisciplinar faz toda diferença neste trabalho.

Minha Missão

QUANDO PROCURAR UM GERIATRA?

Uma dúvida comum entre as pessoas é quando deve-se procurar um geriatra e com qual idade. A verdade é que não existe uma regra para isso já que a especialidade trata do envelhecimento humano, o qual é um processo continuo e progressivo. Estamos sempre envelhecendo. O Geriatria é aquele profissional que irá auxiliar ao indivíduo a ter uma boa qualidade de vida ao longo de seu envelhecimento, fazendo um gerenciamento desse paciente, com um olhar mais completo, além de procurar identificar de maneira precoce, riscos para o desenvolvimento de uma doença e outras vulnerabilidades.

Além disso, o Geriatra busca prevenir possíveis comorbidades que podem vir a surgir e/ou suas complicações, além de realizar uma inter-relação com outros profissionais caso seja necessário. Visando principalmente a autonomia e independência deste paciente. Então, quando procurar um Geriatra? A partir do momento em que nos preocupamos com nosso processo de envelhecimento e como queremos envelhecer devemos iniciar esse processo de acompanhamento. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo.

‘’Onde quer que a arte da medicina seja amada,

há também um amor da humanidade’’ Hipócrates