De acordo com um novo estudo do ConsumerLab, nos Estados Unidos, o uso da tecnologia de comunicação por idosos traz benefícios significativos. Sentem-se mais enriquecidos, informados, jovens e em maior contato com os outros e a sociedade. Essa é a primeira geração de idosos a aproveitar a variedade de tecnologias de comunicação disponíveis entre os 65 e 75 anos.
A pesquisa revela que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação está diminuindo a lacuna geracional. Os filhos e netos desempenham um papel importante ao compartilhar seu conhecimento tecnológico, ensinando e apoiando seus pais e parentes. Isso cria um espaço comum nas relações familiares.
Embora a presença da tecnologia no dia a dia esteja aumentando, ainda há uma divisão digital entre as gerações. Muitos idosos ainda não utilizam smartphones, tablets e novos serviços. No entanto, a influência dos filhos e netos tem incentivado a adoção dessas novas formas de comunicação, como o envio de mensagens de texto.
Os tablets têm se mostrado atraentes para pessoas de 65 a 75 anos, devido às telas maiores e interfaces familiares. Chamadas de vídeo também estão conquistando os idosos, sendo vistas como ferramentas fáceis de usar e que permitem conversas com entes queridos. No Brasil, essa tendência também é observada, como no exemplo do casal Rocco e Rosa Casalaspro, que acessa a internet regularmente e utiliza diversas plataformas para se conectar com familiares.
O estudo foi realizado pelo ConsumerLab da Ericsson e contou com entrevistas com idosos em São Francisco, Califórnia.
Fonte: http://www.ipnews.com.br/